domingo, 26 de maio de 2013

Antonio Giacomin - de Caxias para o Mundo.

O post de hoje é sobre o caxiense, artista plástico e designer de interiores, Antonio Giacomin, que ainda reside e trabalha na cidade.

Desde muito pequeno, sabia qual área queria seguir profissionalmente, e o que era um passatempo na infância acabou por se tornar sua verdadeira profissão.

Ainda jovem, largou a faculdade de Artes por achar que o ensino deixava a desejar e em busca de uma especialização e novos conhecimentos, embarcou em viagens para cursos no exterior, especificadamente nos Estados Unidos, México e na Europa.

Após uma temporada na Itália, voltou para Caxias e começou a trabalhar com engenheiros e arquitetos, o que resultou em uma carreira sólida. Junto com essa “estabilização”, cresceu a necessidade de produzir (literalmente) as peças que também serviriam como decoração nos projetos de seus clientes.

E assim, as aquarelas deixaram de ser um hobby para o artista para se tornaram conhecidas no mundo inteiro.

Com dois livros lançados, “Poesias em Aquarela” e “Jeitos de Ser do Brasil”, Antonio comemora as oportunidades que tem aparecido em sua vida, como a de viajar pelas cinco regiões do Brasil, para retratá-las em seu último livro: “Foi uma experiência maravilhosa, muitas vezes conhecemos nosso país, apenas pela imprensa, pela divulgação de interesses, mas quando estamos ao vivo, a impressão se torna muito mais atraente e impressionante, até por que, existe um outro Brasil que não conhecemos.’’

Mas também acredita que o país precisa evoluir muito ainda para que o trabalho de artistas como ele sejam devidamente reconhecidos: “Inicialmente precisamos de um país, com cultura para poder reconhecer o talento dos próprios autores, segundo; um povo que tenha condições de reconhecer o que é cultura e arte com fundamento.’’


Curiosidades:

- Qual é a sua aquarela preferida?

Acho que todas, mas talvez a mais interessante não tenha feito ainda.

- Se tivesse que escolher uma paisagem para pintar a última aquarela da vida, qual seria?

Acho que da água!

- Qual foi a sua viagem mais marcante?

Todas foram interessantes, porém a das pirâmides do Sol e da Lua, no México, me impressionaram.

Qual é sua cor favorita?

Todas, pois sem elas não temos grises, nem cores quentes e frias.

- Datas/locais dos próximos workshops:

Ainda não definidos.


No vídeo abaixo, seguem alguns dos trabalhos do artista:

Try our slideshow maker at Animoto.


Para conhecer um pouco mais sobre o Giacomin, acesse: antoniogiacomin.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário